O Código Ético é, antes de tudo, um compromisso de qualidade e respeito aos Clientes!
A versão original do Código Ético del Tarot (eticaytarot.com) foi redigida pela Escola Mariló Casals e pela Escola Lemat e apresentada no 2° Congresso de Tarot, realizado em Barcelona (Espanha), no dia 9 de março de 2013. A versão em português foi autorizada pela organização do congresso em fevereiro de 2015. Somos gratos pela oportunidade de disponibilizar este material em sintonia com os amigos hispânicos, pois cria-se uma unidade no discurso.
O Código de Ética do Tarot está dividido em duas seções:
• Os compromissos éticos, em que se detalham os aspectos que configuram o código de ética em si.
• Esclarecimentos e recomendações relacionadas com o código de ética, dirigidos aos profissionais de Tarot (ou de outras mancias e oráculos, se assim desejarem).
"A adesão a este código ético é voluntária, mas aquele que assumir publicamente o seu uso, deve fazê-lo integralmente."
Por que é importante dispor de um código ético?
O uso profissional do Tarot em aconselhamentos é uma atividade que não contava com uma formação homologada – tanto na interpretação do oráculo quanto na condução do atendimento em si. Muitos tiveram acessos a cursos e workshops, presenciais e/ou online. Outros desenvolveram-se de forma autodidata através de diferentes livros e conteúdos disponíveis na internet – ou através de uma única fonte. Muitos possuem acentuadas faculdades psíquicas e têm um jeito próprio de acessar informações e transmiti-las ao consulente. Independente dos antecedentes e da habilidade de cada um com as cartas e oráculos, o objetivo de um código ético não é dizer como as pessoas devem trabalhar, mas estabelecer parâmetros seguros e adequados de atuação, protegendo o profissional, todo aquele consulente que procura este tipo de orientação e o segmento como um todo.
é.ti.ca - sf (gr ethiké)
1. Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia – ciência do dever e da obrigação.
3. Parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se às relações entre os diversos membros da sociedade.
Nós orientamos, os clientes decidem:
1. Acreditamos no livre-arbítrio. As cartas indicam, mas não determinam. Quando interpretamos um jogo de Tarot ou um Oráculo, o que vemos é como a situação se apresenta no momento presente e para onde ela se encaminha. A partir deste ponto, é o consulente que escolhe seguir este fluxo ou traçar outra rota.
2. Informamos as opções, não tomamos as decisões. Diante de qualquer decisão do consulente, pontuamos as diferentes possibilidades, mas cabe à pessoa decidir para onde deseja ir, como e quando. E, sim, devemos antecipar o que pode ser encontrado em cada um dos caminhos.
3. Respeitamos as diferentes formas de pensar e de fazer as coisas. Não julgamos. Em nenhum caso se deve emitir julgamentos internos ou externos para o consulente. Todo mundo tem suas razões e ninguém é melhor ou pior por isso. Nós não sabemos como iríamos agir nas mesmas circunstâncias e com a experiência que o outro possui.
4. Nós ajudamos o consulente a descobrir e desenvolver ao máximo os seus potenciais. Oráculos são ferramentas que podem ajudar e orientar os outros muito bem nesse sentido. É uma maneira de incentivar o potencial e os recursos que todos nós temos e, muitas vezes, não reconhecemos ou não estão conscientes. Quando vemos uma oportunidade em qualquer campo de experiência (trabalho, sentimentos, dinheiro, crescimento pessoal etc.), orientamos o consulente para que ele se beneficie plenamente.
5. Nós detectamos possíveis dificuldades e buscamos soluções de evitá-las e/ou superá-las. Quando vemos uma dificuldade, seja ela qual for, grande ou pequena, sempre orientamos o consulente de forma positiva, sem assustar. Veremos, através das cartas, como superar ou evitar as situações mais complexas e, se não for possível, descobriremos qual é a maneira mais suave e qual o aprendizado necessário para concluir o processo da melhor forma possível. Nós nunca seremos deterministas ou negativos, pois isso iria perturbar ainda mais o consulente e piorar a situação. É nossa atribuição ajudar o consulente a ver outras opções e possibilidades.
6. Utilizaremos sempre uma linguagem clara e adequada. É muito importante o uso de uma linguagem que seja compreendida por quem ouve, concreta, sem abstrações ou ausência de foco. Também devemos evitar as expressões técnicas (como as oriundas da astrologia ou de outros conhecimentos).
Confidencialidade:
7. Tratamos com confidencialidade todas informações que surgem em um atendimento, tanto as que recebemos do consulente quanto as orientações do jogo. A pessoa que nos procura merece privacidade com relação a tudo o que venha a ser discutido. Sempre adotamos sigilo profissional.
8. Não utilizamos de qualquer forma, direta ou indiretamente, as informações de uma consulta para ganho pessoal.
Responsabilidade:
9. Somente as ações e decisões do consulente podem mudar o seu futuro. A única coisa que podemos fazer (e devemos fazer da melhor forma possível) é orientar. A última palavra é a do consulente com relação ao seu trabalho pessoal. Portanto, nunca interviremos, de maneira alguma, para modificar o seu futuro, seja com magia ou lhe dizendo o que fazer.
10. Teremos um preço previamente estabelecido, definindo o serviço que será realizado. O valor deve considerar a duração da consulta, além da habilidade e experiência comprovada do profissional. Informaremos claramente as características do serviço oferecido em nosso material de divulgação, a duração da consulta, o seu valor e se algo a mais é oferecido, como a gravação do atendimento.
CBO é a sigla de Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (http://www.mtecbo.gov.br/). As atividades de Taróloga(o), Astrólogo, Numerólogo, Vidente, Cartomante, Esotéricos, Místicos e etc, já foi considerada contravenção, mas, desde 22/10/2002, encontra-se devidamente regulamentada no MT sob o código 5168 – Esotéricos e Paranormais e também o 5167 – Astrólogos e Numerólogos. O texto completo pode ser acessado, para quem quiser conferir, no site do MTE (link acima), no resumo que eles chamam de “Relatório da Familia” e que reproduzimos a seguir:
Títulos:
5168‑05 – ESOTÉRICO: Analista Kirlian, Cartomante, Cristalomante, Frenólogo, Leitor de Oráculos, Quiromante, Quirólogo, Radioestesista, Rumenal, Tarólogo, Vidente.
5168‑10 – PARANORMAL: Parapsicólogo.
Descrição Sumária:
Orientam pessoas e organizações, elegem momentos e locais por meio de oráculos ou de dons de paranormalidade.
Podem ministrar cursos e palestras.
Formação e experiência:
Para o exercício da ocupação de esotérico requer‑se ensino médio completo e cursos de especialização de até duzentas horas‑aula.
A prática superior a cinco anos conduz ao exercício pleno das atividades.
Na ocupação de paranormais, requer‑se o dom da percepção extra‑sensorial que costuma se aprimorar e ser desenvolvido ao longo de anos de prática.
Condições gerais de exercício:
Atuam em diversas áreas, tais como serviços pessoais e atividades empresariais e associativas.
Trabalham por conta própria, na maioria das vezes com autonomia, organizando‑se de forma individual ou em equipe, em casos de feiras, palestras, cursos e entrevistas.
Trabalham em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos e seus horários de trabalho são irregulares.
As atividades podem ser realizadas junto ao consulente ou à distância.
Código internacional CIUO88:
5152 - Adivinadores, quirománticos y afines.
Atividades (Gacs):
A – ORIENTAR PESSOAS, ENTIDADES E A SOCIEDADE:
A.1 – Interpretar oráculos;
A.2 – Identificar harmonias e desarmonias;
A.3 – Identificar pontos de fragilidade e fortalezas;
A.4 – Examinar campo vibracional de consulentes e ambientes;
A.5 – Identificar vocações e potenciais;
A.6 – Informar os resultados dos estudos em linguagem acessível ao consulente;
A.7 – Aconselhar as pessoas;
A.8 – Indicar alternativas;
A.9 – Promover o auto conhecimento;
A.10 – Selecionar pessoas ou entidades para perfis específicos;
A.11 – Orientar a coletividade por meio da mídia.
B – INTERPRETAR ORÁCULOS, SÍMBOLOS, CICLOS E PADRÕES DE ENERGIA:
B.1 – Interrelacionar os símbolos;
B.2 – Interpretar fatores energéticos e vibracionais;
B.3 – Examinar padrão de energia dos chakras;
B.4 – Decodificar a linguagem simbólica;
B.5 – Traduzir símbolos, figuras e cores dos oráculos;
B.6 – Ler símbolos por meio de lâminas (tarô, cartomancia e baralho cigano);
B.7 – Ler símbolos por meio dos búzios;
B.8 – Ler símbolos por meio das runas;
B.9 – Ler símbolos por meio da borra do café;
B.10 – Interpretar com a ajuda de instrumentos a energia psicofísica.
C – ELEGER MOMENTOS E LOCAIS PRECISOS PARA DETERMINADOS OBJETIVOS:
C.1 – Eleger momentos precisos utilizando a percepção extra sensorial;
C.2 – Eleger momentos precisos por meio do oráculo;
C.3 – Eleger momentos precisos por meio do campo áurico e ambiental;
C.4 – Eleger momentos precisos por meio da visão e da audição;
C.5 – Eleger momentos precisos por meio da hiperlógica (intuição);
C.6 – Eleger momentos precisos por meio da percepção sensorial;
C.7 – Eleger momentos precisos por meio de sinais quirológicos;
C.8 – Eleger momentos precisos por meio de instrumentos radiônicos;
C.9 – Determinar áreas para empreendimentos.
D – CAPTAR MANIFESTAÇÕES EXTRA SENSORIAIS:
D.1 – Captar fatos por meio da percepção extra sensorial;
D.2 – Captar a vibração do cliente para orientá‑lo;
D.3 – Sentir a energia irradiada pelas pessoas;
D.4 – Ver a energia física e extra física dos seres e ambientes;
D.5 – Aplicar a energia extra física para o equilíbrio energético;
D.6 – Captar por meio de instrumentos a energia psicofísica;
D.7 – Tirar foto kirlian.
E – ESTUDAR TENDÊNCIAS:
E.1 – Observar padrão vibracional;
E.2 – Fazer leitura corporal;
E.3 – Identificar tendências;
E.4 – Analisar tendências;
E.5 – Antecipar situações;
E.6 – Associar informações a eventos;
E.7 – Apresentar conclusões.
F – PESQUISAR AS FORÇAS CÓSMICAS , TELÚRICAS E BIOENERGÉTICAS:
F.1 – Pesquisar centros de energia do corpo humano;
F.2 – Pesquisar a relação entre o corpo, mente e espírito;
F.3 – Pesquisar a energia dos quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar);
F.4 – Pesquisar o quinto elemento da natureza (éter);
F.5 – Pesquisar a energia contida nos alimentos e elementos orgânicos;
F.6 – Reconhecer a influência dos ambientes nas pessoas;
F.7 – Interagir com seres espirituais;
F.8 – Doutrinar seres espirituais;
F.9 – Pesquisar leis de causa e efeito;
F.10 – Pesquisar a relação do homem com o universo;
F.11 – Pesquisar padrões energéticos dos minerais, vegetais, animais e dos seres humanos.
G – INVESTIGAR O PASSADO:
G.1 – Investigar origens hereditárias;
G.2 – Investigar fatos passados para orientar o presente e o futuro;
G.3 – Identificar por meio dos oráculos a formação de estruturas psíquicas, hereditárias e energéticas;
G.4 – Estabelecer elos entre fatos presentes e passados;
G.5 – Detectar datas prováveis de eventos ocorridos;
G.6 – Investigar placas energéticas residuais;
G.7 – Examinar resíduos energéticos;
G.8 – Identificar por meio de configurações quirológicas a formação de estruturas psicológicas;
G.9 – Examinar as linhas das mãos, sinais e formas físicas;
G.10 – Estudar ciências antigas e herméticas.
H – COMUNICAR‑SE COM CLIENTES:
H.1 – Interagir com o cliente;
H.2 – Identificar arquétipos;
H.3 – Interpretar arquétipos;
H.4 – Esclarecer as dúvidas ao cliente;
H.5 – Explicar o significado dos símbolos ao cliente;
H.6 – Traduzir as revelações ao cliente.
Z – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS:
Z.1 – Demonstrar capacidade de transmitir conhecimento;
Z.2 – Manter equilíbrio;
Z.3 – Cultivar ética;
Z.4 – Demonstrar capacidade de análise e síntese;
Z.5 – Demonstrar coerência;
Z.6 – Demonstrar habilidade na interação com o público;
Z.7 – Desenvolver cultura geral;
Z.8 – Demonstrar empatia;
Z.9 – Demonstrar senso crítico;
Z.10 – Comunicar‑se fluentemente (ser comunicativo);
Z.11 – Manter‑se discreto;
Z.12 – Manter‑se imparcial;
Z.13 – Respeitar o livre arbítrio do cliente;
Z.14 – Demonstrar paciência.
Recursos de Trabalho:
Calculadora;
Sala de atendimento;
Telefone, fax, correio eletrônico e mídia em geral;
Impressos padrão e gráficos;
Máquina kirlian;
Gravador;
Oráculos;
Aplicativos de computador;
Lupa e instrumentos radioestésicos e radiônicos;
Computador e impressora
Instituição Conveniada Responsável:
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp.
Títulos:
5167‑05 – ASTRÓLOGO: Cosmoanalista.
5167‑10 – NUMERÓLOGO.
Descrição Sumária:
Orientam pessoas, organizações privadas ou públicas; fazem previsões com base na interpretação de configurações astrológicas ou numerológicas. Pesquisam e elegem momentos e locais precisos para diversos objetivos. Podem ministrar cursos, dar consultoria e atuar nos meios de comunicação.
Formação e experiência:
Para essa família ocupacional é desejável que os profissionais tenham o ensino médio completo;
Cursos básicos de qualificação profissional que variam de duzentas a quatrocentas horas-aula;
Experiência prática entre três e cinco anos.
Condições gerais de exercício:
Trabalham em atividades ligadas aos serviços pessoais, no ensino, em empresas privadas ou públicas, fundações e instituições diversas, como autônomos ou empregadores.
Podem formar equipes e organizar reuniões de trabalho para análises conjuntas.
Trabalham em ambientes fechados, em diferentes locais e horários irregulares.
Código internacional CIUO88:
5151 - Astrólogos y afines.
Atividades (Gacs):
A – FAZER PREVISÕES:
A.1 – Consultar material cosmogeográfico;
A.2 – Fazer cálculos e gráficos;
A.3 – Associar cálculos e gráficos do contexto;
A.4 – Identificar tendências;
A.5 – Analisar tendências;
A.6 – Identificar tendências psicossomáticas;
A.7 – Estudar ciclos astrológicos;
A.8 – Estudar ciclos numerológicos;
A.9 – Compor quadros estatísticos de probalidade;
A.10 – Prever transformações políticas, econômicas e sociais;
A.11 – Prever a ocorrência de catástrofes e acidentes;
A.12 - Prever a eclosão de epidemias;
A.13 - Prever astrologicamente a má formação fetal;
A.14 - Fazer previsões meteorológicas através da astrologia;
A.15 - Apresentar conclusões.
B – INTERPRETAR POSIÇÕES PLANETÁRIAS OU ALFA NUMÉRICAS:
B.1 - Interpretar mapas e planilhas astrológicas;
B.2 - Interpretar conjunto de fatores astrológicos;
B.3 - Interpretar fatores alfanuméricos;
B.4 - Interpretar mapas numerológicos;
B.5 - Examinar pontos matemáticos: astronômicos e astrológicos;
B.6 - Examinar posições dos corpos celestes;
B.7 - Decodificar a linguagem simbólica;
B.8 - Correlacionar eventos celestes e eventos terrestres;
B.9 - Interrelacionar corpos celestes, casas e signos trópicos e sidéreos;
B.10 - Realizar laudos técnicos.
C – ESTABELECER RELAÇÕES HISTÓRICO-TEMPORAIS POR MEIO ASTROLÓGICO OU NUMEROLÓGICO:
C.1 - Identificar por meio de configurações astrológicas a formação de estruturas pessoais;
C.2 - Identificar por meio de configurações numerológicas a formação de estruturas pessoais;
C.3 - Identificar datas prováveis de eventos ocorridos;
C.4 - Identificar estruturas astrológicas da infância;
C.5 - Identificar as estruturas numerológicas da infância;
C.6 - Identificar as estruturas astrológicas do momento da concepção;
C.7 - Estudar as estruturas astrológicas do período da gestação;
C.8 - Identificar fatos históricos com eventos cósmicos;
C.9 - Retificar o horário do nascimento por meio de eventos passados;
C.10 - Fazer elos passados com fatos presentes;
C.11 - Investigar posições numerológicas passadas;
C.12 - Investigar os ciclos numéricos;
C.13 - Investigar padrões numerológicos hereditários;
C.14 - Investigar padrões astrológicos hereditários;
C.15 - Investigar posições astrológicas passadas para orientar o presente e o futuro.
D – AVALIAR ORGANIZAÇÕES POR MEIO DE MAPAS ASTROLÓGICOS OU NUMEROLÓGICOS:
D.1 - Estudar previamente a área específica para a qual se investigam as tendências;
D.2 - Examinar astrologicamente as conjunturas político-sociais;
D.3 - Interpretar mapas astrológicos ou numerológicos de governantes, países e regiões;
D.4 - Interpretar mapas de início de negócios e empreendimentos;
D.5 - Avaliar potencial e perspectivas de negócios;
D.6 - Avaliar astrológicamente viabilidade de empreendimentos;
D.7 - Avaliar integração de equipes de trabalho;
D.8 - Avaliar ciclos financeiros e mercadológicos;
D.9 - Diagnosticar competências empresariais;
D.10 - Correlacionar conjunturas astrológicas e atividades empresariais;
D.11 - Sugerir ações e estratégias empresariais;
D.12 - Selecionar pessoas ou entidades para perfis específicos;
D.13 - Avaliar numerológicamente viabilidade de empreendimentos;
D.14 - Avaliar o nome fantasia;
D.15 - Avaliar o nome do endereço eletrônico;
D.16 - Avaliar o nome da razão social;
D.17 - Avaliar o número do imóvel comercial.
E – ELABORAR CÁLCULOS E GRÁFICOS ASTROLÓGICOS OU NUMEROLÓGICOS:
E.1 - Elaborar carta astrológica do evento;
E.2 - Elaborar gráficos de posições e movimentos celestes;
E.3 - Montar planilhas de previsão;
E.4 - Desenhar gráficos astrológicos;
E.5 - Correlacionar cálculos astronômicos a localizações geográficas;
E.6 - Elaborar estudos estatísticos comparativos;
E.7 - Elaborar gráficos comparativos;
E.8 - Assessorar a elaboração de programas para computador;
E.9 - Elaborar cálculos alfanuméricos.
F – ELEGER MOMENTOS E LOCAIS PRECISOS PARA DETERMINADOS OBJETIVOS:
F.1 - Eleger momentos e locais astrologicamente favoráveis;
F.2 - Eleger momentos e locais numerologicamente favoráveis;
F.3 - Determinar momento e local específico para uma ação ou evento;
F.4 - Determinar regiões para atividades específicas;
F.5 - Escolher períodos para atividades específicas.
G – PESQUISAR A RELAÇÃO ENTRE O COSMO O HOMEM E OS FENÔMENOS NATURAIS:
G.1 - Pesquisar dados estatísticos de correlações da configuração celeste com eventos;
G.2 - Pesquisar a influência astrológica sobre os indivíduos;
G.3 - Pesquisar ciclos planetários coletivos;
G.4 - Pesquisar a interação energética dos astros com a vida na terra;
G.5 - Pesquisar a sincronização entre as condições celestes e terrestres;
G.6 - Pesquisar quadros e modelos de ressonância cósmica.
Z – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS:
Z.1 - Demonstrar capacidade de transmitir conhecimento;
Z.2 - Apresentar raciocínio analógico;
Z.3 - Demonstrar capacidade de abstração;
Z.4 - Demonstrar capacidade de análise e síntese;
Z.5 - Demonstrar capacidade de observação;
Z.6 - Demonstrar habilidade na interação com o público;
Z.7 - Cultivar cultura geral;
Z.8 - Demonstrar empatia;
Z.9 - Demonstrar sensibilidade;
Z.10 - Manter-se ético;
Z.11 - Manter sigilo;
Z.12 - Demonstrar imparcialidade;
Z.13 - Respeitar o livre arbítrio do cliente;
Z.14 - Demonstrar tolerância;
Z.15 - Desenvolver senso crítico;
Z.16 - Demonstrar raciocínio lógico;
Z.17 - Demonstrar capacidade de interpretar línguagem simbólica;
Z.18 - Ministrar cursos de astrologia e numerologia.
Recursos de Trabalho:
Computador e impressora;
Impressos padrão;
Calculadora;
Sala de atendimento, telefone, fax e e-mail;
Aplicativos;
Efemérides planetárias;
Tábuas logarítimicas;
Tábuas de coordenadas;
Atlas;
Relatórios de horários internacionais;
Filmadora;
Recursos audio visuais;
Gravador;
Tabelas astrológicas;
Régua, esquadro e transferidor.
Instituição Conveniada Responsável:
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp.